quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escorregar

Talvez ela não tivesse me atraído tanto se não estivesse nua... Bem possível que eu não teria dado à ela a devida atenção se não fosse seis horas da manhã de um dos invernos mais rigorosos e chuvosos que tive o (des)prazer de vivenciar.
E se não fosse eu quem estivesse passando por aquela ponte? Se fosse outro? Será que ela estaria viva ainda? Será que alguém teria parado? Tu pararias?

Saí de casa às cinco horas da manhã. A noite me engolia, achatava... Sozinho, no carro, enojado com a dança do limpador de pára-brisas, meus pensamentos se erguiam como um filme em preto e branco, ao som de John Coltrane, que calmamente desenhava sabores aos meus ouvidos. A aliança pesando minha mão esquerda, como uma necrose que estava por vir.

Curva para a esquerda. Curva para a direita. Reta. Curva para a direita de novo.

Ponte.


Uma menina, moça, mulher...! A chuva a lhe desabar na pele, nas sardas; o frio a triturar a mandíbula. Parei e desci do carro. Nem sabia o que fazia, mas fui correndo até ela. Mirava longe, como se minha presença não fosse nada além de uma nova gota de água na testa.
- O que foi? O que fazes?
Não me respondeu. Tremia. Ria. Chorava. Devagar, foi sentando na borda do que a separava entre o chão e o nada. Meu blazer foi parar em suas costas e fiquei a observá-la, atônito.
- Não quero mais isso. Quero o que vem depois!
- O que vem depois? - Questionei.
- Paz!
- E como sabes?
- Não sei.
Silêncio.
- E se eu me deixasse escorregar lá para baixo?
- Eu te seguraria.
- Por quê?
- Por que não?
Silêncio.
- Vou cair. - Levantou os braços, fechou os olhos, levantou as pernas... Perdia seu ponto de equilíbrio sobre aquela ponte e estavas para sumir... Segurei suas mãos geladas. A partir disto, a rapariga saiu do transe de "despedida" e pôs-se a chorar descontroladamente. Devagar, fui tirando-a daquela situação perigosa e ela entrou no meu carro.
Girei a chave na ignição e fui retomando a viagem.

Curva para a direita, curva para a esquerda, reta, pedágio, curva...

Jamais soube o motivo que a levou a desejar tão severamente um fim. Nem preciso saber...
Hoje ela é minha esposa e temos dois lindos filhos.

Um comentário:

  1. A única coisa que consigo pensar: Que lindo!!
    Adorei!!!


    http://erikaruggio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir